quarta-feira, 16 de abril de 2025

SOBRE AS DEFESAS DA MENTE - Prof. Renato Dias Martino



AUTOPRESERVAÇÃO

 

Todas as vezes que o sujeito estiver se defendendo, esta defesa foi ativada pelo seu instinto de autopreservação. A princípio ele vai se defender de uma forma primitiva, mas conforme o tempo vai passando e ele vai aprendendo com a experiência, ele vai refinando as suas defesas e ele vai aprendendo a se defender de uma forma mais adequada, com menor hostilidade, com menor agressão, com menor violência e com a maior capacidade de se distanciar daquilo que vem a ser ameaçador.

 

DEFESAS NOBRES

 

A maturidade emocional não diz respeito a você não se utilizar mais de mecanismos de defesa, mas diz respeito a você refinar, elaborar, trazer nobreza para as formas de se defender se defender, mas se defender de maneira nobre. Quais são as características nobres dessas defesas? Respeito, sem violência, sem agressão, distanciamento, diplomacia. Tudo isso são defesas, mas são defesas nobres.

 

AMBIENTE

 

Como é que eu faço para deixar de ser tímido? Como é que eu faço para ser mais extrovertido? Você tem afinidade no seu lugar de trabalho? Ele disse: "Não, as pessoas lá são muito nocivas, agressivas, hostis. Eu não me sinto à vontade lá”. Você se sente bem na sua casa? “Não! As pessoas não me tratam bem dentro de casa”. Então, ser tímido, ser introvertido, está sendo saudável para você isso. É uma defesa muito adequada para os ambientes que você vem frequentando. Não dá para deixar de ser introvertido. Não dá para deixar de ser tímido num ambiente onde você se sente ameaçado o tempo todo. Então, antes de ser diagnosticado por alguma coisa, verifique se você não está configurado num ambiente nocivo. Porque, muitas vezes, a sua manifestação, a manifestação do seu comportamento condiz com uma defesa adequada para o ambiente que você está configurado.

 

NOBREZA E FALHA

 

Dependendo do ambiente que você está configurado, a tua maior virtude vai ser julgada como falha, vai ser julgada como defeito. Dependendo do lugar que você está convivendo, a tua maior nobreza vai ser avaliada pelo outro, vai ser criticada pelo outro como um defeito seu, mas na realidade, aquilo ali está sendo uma manifestação da configuração do ambiente emocional e das relações afetivas que você tá conseguindo manter ali.

 

FUNCIONAMENTO E COMPORTAMENTO

 

O sujeito pode funcionar de uma forma e se comportar de outra, porque muitas vezes, ele pode estar inserido num ambiente nocivo e precisa se comportar de uma maneira, mesmo que ele não funcione daquela forma. Ele está funcionando de uma maneira saudável, mas precisa se comportar de maneira hostil, porque está se sentindo ameaçado e para se defender ele precisa daquela manifestação. Comportamento é a forma como o sujeito se manifesta, funcionamento é a maneira como o sujeito funciona. Muitas vezes, ele pode mudar o comportamento e não mudar o funcionamento e muitas vezes ele pode mudar o funcionamento e não mudar o comportamento. Ele pode continuar se comportando da mesma forma, porque daquela forma é prudente que ele se comporte para proteger o seu funcionamento.

 








Prof. Renato Dias Martino

Nenhum comentário: