terça-feira, 6 de agosto de 2019

DA NOVA PSICANÁLISE


A psicanálise consiste numa grande procura. A busca pela verdade sobre si mesmo. Uma verdade da qual nunca seremos possuidores, mas que tem o nobre propósito de nos guiar. Sendo assim a verdade é a orientação e não o objetivo. Uma busca que deve se fazer incessante e que nos propõe desafios inimagináveis em suas vicissitudes.
Dessa maneira, aquilo que foi determinado como teoria psicanalítica deve respeitar também o fluxo dessa procura. Como um instrumento que deve ser constantemente fomentado e que possa expandir-se incessantemente em suas articulações. Assim como Wilfred Ruprecht Bion (1897-1979) bem nos orientou:
"É um pensamento errante em busca de algum pensador para se alojar nele." (Bion, 1978).  Alojar-se para que ali possa expandir-se e irromper para além do próprio pensador. 
A teoria psicanalítica se mantém viva e se desenvolvendo por conta de novos pensadores que se propõem a acolherem o que foi estabelecido como teoria e o ampliarem através de suas práticas.
Para tanto, a maturidade emocional daquele que se propõe a essa prática é imprescindível. 
A maturidade emocional proporciona a possibilidade de deslocar-se do nível do “saber sobre” para se estender na dimensão do “estar sendo” em relação ao outro.
Esse é o fundamento da nova psicanálise. 









Bion. W. R. (1992).Conversando com Bion. Quatro discussões com W. R. Bion (1978). Bion em Nova York e em São Paulo (1980). Rio de janeiro: Imago Editora.







Fone: 17- 991910375




Nenhum comentário: