sábado, 21 de outubro de 2023

SOBRE AMAR A REALIDADE - Prof. Renato Dias Martino



Vamos partir aí de um pensador chamado Friedrich Nietzsche (1844 – 1900). O Nietzsche traz a ideia do Amor Fati. O que é o Amor Fati para Nietzsche? É amar o fato. É amar a realidade, independente do desconforto que essa realidade possa me trazer. Entrar num acordo com a realidade é ser capaz de renunciar as suas expectativas em relação esta realidade e aprender a amar esta realidade. Quanto mais a gente consegue amar a realidade independente da nossa expectativa, mais bem sucedido a gente vai ser no fluxo do desenvolvimento da nossa vida. Como é que eu posso aprender a amar a realidade? A partir de vínculo saudáveis. 

Quando eu estabeleço vínculo saudáveis com o outro, eu passo a ter a possibilidade de amar a realidade, já que o outro faz parte da realidade que existe independente daquilo que eu gostaria que fosse. Eu preciso partir do princípio do amor próprio. As minhas relações estão dentro da perspectiva das pessoas que me amam. Quando eu percebo que a pessoa não é capaz de me amar, eu me afasto desta pessoa, porque eu estou sendo capaz de amar a mim mesmo e estender esse amor ao outro. Mas tudo isso começa a partir de uma relação em que eu fui amado. Não é escolha do sujeito. Eu não posso escolher, a partir de agora amar a realidade. Eu não tenho como escolher o Amor Fati. 

Eu não tenho como escolher, a partir de um fato aleatório, começar a amar a realidade, independente daquilo que eu gostaria que ela fosse. Eu preciso, primeiro ser acolhido pela realidade, com amor com carinho e com verdade. A partir deste dessa experiência, eu passo a me capacitar a amar a mim mesmo e estender esse amor ao outro.





Nenhum comentário: