INOCÊNCIA
Criança tem o direito de ser inocente. Ela precisa viver a inocência, ela precisa ser resguardada pelos pais para que ela possa viver a sua inocência. Uma criança que é obrigada a se desfazer das suas ilusões e da sua inocência precocemente, vai, na realidade, se fixar nessa inocência e nesta ilusão e vai carregar isso para o resto da vida. Só que latente, só que escondido, só que reprimido e vai ser manifestado no pior momento no momento, mais inadequado. Quando ela mais precisar contar com a sua maturidade esta inocência, essa ilusão que ficou fixada lá, vai se manifestar como imaturidade. Que é o que a gente vê na sociedade contemporânea, adultos infantilizados porque não puderam viver a sua inocência. Porque tiveram que crescer muito rapidamente. O que é uma mentira, porque ninguém cresce rapidamente, ninguém amadurece rapidamente. Cada um tem seu tempo.
CRIANÇA NÃO AMA
Criança não ama! Criança não tem capacidade de amar. Criança precisa ser amada, porque ela está aprendendo a amar. É muito triste quando um adulto exige que a criança ame. Não tem nada mais constrangedor, quando um adulto fica obrigando a criança a beijar o outro, abraçar o outro, seja a avó, seja o tio, em festas familiares. Isso é extremamente constrangedor e gera na criança, uma repulsa ao carinho espontâneo.
TEM QUE
Me assusta ver esses profissionais, principalmente tento da perspectiva da psicologia, dizendo para o outro o que ele tem que fazer, o que o outro precisa, o seu filho precisa disso, ele tem que fazer outra coisa... Não! Ninguém “tem que” nada! Cada um vai se desenvolver no seu próprio tempo. Cada um vai se desenvolver dentro da sua configuração ambiental que propicia esta expansão. Ninguém “tem que” nada, porque se você “tem que” alguma coisa, você começa a ativar um falso eu. Você vai ser aquilo porque você tem que ser, logo você vai tender a dissimular isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário