domingo, 25 de fevereiro de 2024

AFINIDADES - Prof. Renato Dias Martino


Quando o sujeito não vive vínculos saudáveis que sejam nutridos de amor e de verdade ele tende a adoecer. Para ele nutrir um vínculo saudável consigo mesmo ele precisa estar se vinculando a pessoas que possam também nutri-lo desta forma. Que possam nutri-lo desses elementos. De amor e verdade. Quando o sujeito convive num ambiente que ele não pode estabelecer vínculos que tragam para ele amor e sinceridade ele tende a adoecer emocionalmente. A afinidade que se tem com o outro é a manifestação de que esse vínculo é saudável e conviver em ambientes onde não se tem afinidade é adoecedor.

AMOR E SINCERIDADE 

O vínculo de afinidade é aquele que traz amor e sinceridade. A palavra afines, ela diz respeito a algo que finda, que termina, ou seja algo que mostra um limite, entre o eu e o outro. Quando existe essa possibilidade do sujeito perceber o seu limite, reconhecer o seu limite e logo reconhecer o limite do outro, se estabelece um vínculo de respeito e afinidade entre duas pessoas. E quando eu falo afinidade, eu não estou falando de afinidade de coisas materiais fúteis ou banais, eu estou falando de afinidade no funcionamento emocional e afetivo. De você perceber que o outro funciona afetivamente como você. Se liga a você de maneira sincera. Se liga você de maneira afetiva e com sinceridade. Manifestando o limite que existe ainda.

IDENTIFICAÇÃO

Gostei daquela pessoa porque eu me identifiquei com aquela pessoa. Você se identificou com aquela pessoa, quer dizer que você se confundiu com ela. Uma ligação saudável precisa transcender a identificação que você se confundiu, se misturou com ela e expandir para uma afinidade porque a gente percebeu o limite entre o eu e o outro. AFINES quer dizer limite.


Nenhum comentário: