sexta-feira, 3 de outubro de 2025

BUSCA - Prof. Renato Dias Martino


BUSCA

 

Quando você busca a verdade, quando você procura a verdade, é porque você já tem um pressuposto de verdade. Porque senão, como é que você vai buscar alguma coisa que você não sabe o que é? Como é que você vai procurar alguma coisa que você não sabe o que é? Mas a verdade você não sabe o que é. A verdade você não tem a menor noção do que seja. A verdade vai aparecer e a partir dela ser desvelada, você vai reconhecê-la como verdade. Então, buscar a verdade é uma falácia. Você não pode buscar alguma coisa que você não tem a menor noção do que seja. Agora, isso gera uma insegurança enorme. Mas o sujeito que busca a verdade, na realidade ali em instituições religiosas, em leituras de livros, em estudos científicos, esse sujeito, na verdade, está querendo encontrar alguma coisa que ele já tem como verdade. E ele está querendo confirmar se está ali na Bíblia, se está ali no livro de ciência. Ele não está querendo conhecer alguma coisa nova. Ele está querendo confirmar se ele encontra aquilo que ele tem como verdade em algum lugar.

 

VERDADE

 

Como é que eu posso diferenciar a dedução de uma intuição? Como é que eu posso diferenciar uma intuição de uma suposição? A intuição é a verdade. Você só intui verdades. A verdade sempre esteve ali. Você não precisa procurar, você não precisa buscar. Você precisa desobstruir o caminho para que ela possa se desvelar. desobstruir o caminho que está cheio de ilusões, cheio de alucinações. Quando você desobstrui o caminho, a verdade aparece porque ela sempre esteve ali. E não adianta você ficar buscando se você não for capaz de desobstruir o seu caminho, de tirar o Véu de Maya.

 

RESPOSTAS

 

Respostas. O sujeito, ele passa a vida inteira procurando respostas quando na verdade a vida se manifesta na dúvida, na capacidade de tolerar a dúvida. A capacidade de tolerar a dúvida se responsabilizando por esta dúvida. Eu preciso responder pela dúvida.

 

BUSCAR A DEUS

 

O sujeito vai buscar a Deus. Não! Você não vai buscar a Deus. Deus está em todo lugar. É você que não está sendo capaz de reconhecer. O sujeito que diz que vai buscar a Deus, na verdade, ele vai buscar satisfazer os seus desejos ou se livrar do desconforto. Pedir, pedir, pedir... Quando na realidade, a verdadeira relação com Deus é servir a Deus, é renunciar do seu desejo para que a vontade dele seja feita.

 

SE TORNAR MELHOR

 

O paciente chega e diz assim para você: "Eu estou aqui porque eu busco crescer. Eu busco me tornar uma pessoa melhor, eu busco amadurecer. Estou procurando me tornar uma pessoa melhor." Não! Você não procura se tornar uma pessoa melhor. Ninguém busca se tornar uma pessoa melhor. Ninguém busca amadurecer. Porque amadurecer é muito doloroso. Dói demais. Se tornar uma pessoa melhor é muito doloroso e ninguém busca dor. Você só se torna uma pessoa melhor quando não tem outro jeito. Se tornar uma pessoa melhor é ser capaz de renunciar de prazeres, renunciar de desejos, renunciar de satisfações. E ninguém busca renunciar. Você vai renunciar quando você perceber que, para que você possa estar de acordo com a realidade, você precisa renunciar. Isso vai acontecer naturalmente, independente da tua busca, independente do que você procura. Ninguém quer se tornar uma pessoa melhor. Você só quer se tornar uma pessoa melhor se você imaginar que se tornar uma pessoa melhor vai acontecer sem que você tenha que se submeter às renúncias, sem que você tem que deixar para lá um monte de sonhos, um monte de desejos, um monte de coisas que você gostaria e que não vai acontecer. Então, ninguém busca se tornar uma pessoa melhor. Você vai se tornar uma pessoa melhor na medida em que você for capaz de renunciar de desejos.

 

INTEGRAÇÃO

 

Não é cura, não é busca. Essas coisas são obsoletas dentro de uma psicanálise atual, uma psicanálise real, uma psicanálise contemporânea, a psicanálise do acolhimento, precisa estar propiciando um ambiente que possa acolher para que a verdade possa aparecer. Não buscar a verdade, mas propiciar a elaboração que vai levar a integração. O que eu chamo de integração? A integração é quando o sujeito é capaz de reconhecer, aprender a respeitar e se responsabilizar. Aí acontece a integração. É meu isso. Eu reconheço como meu. Eu respeito como parte de mim mesmo e eu me responsabilizo como meu.













Prof. Renato Dias Martino