domingo, 29 de janeiro de 2017

Dicas de Filmes - CONFIA EM MIM

O filme traz a história Mariana (Fernanda Machado), uma talentosa cozinheira que desacreditada por sua mãe, quanto ao seu sucesso, tem grande dificuldade em acreditar em si mesma. Mari se apaixona por Caio (Mateus Solano), um rapaz sedutor que a incentiva a realizar seu grande sonho: abrir seu próprio restaurante. No entanto, com isso vive uma grade decepção em sua vida. Um filme intrigante que enfatiza a dificuldade da autoconfiança e suas consequências. Se não confia em si mesmo qualquer outra pessoa pode parecer mais confiável. 





FICHA TÉCNICA
Roteiro: Fabio Danesi
Gênero: Suspense
Duração: 1h 25min
Ano de lançamento: 2014




Prof. Renato Dias Martino
http://pensar-seasi-mesmo.blogspot.com.br/

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O AMOR ‘LÍQUIDO’ NA PÓS-MODERNIDADE

Reportágem de Harlen Félix, para o jornal Diário da Região: Domingo, 08.01.17

W. Orlandeli
Um dos críticos ferrenhos do capitalismo na pós-modernidade, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925 - 2017) é responsável pelas reflexões mais realistas sobre as relações humanas na atualidade. Em sua obra, ele cunhou o termo ‘líquido’ para expressar a fragilidade e insegurança que prevalecem sobre as relações em diferentes níveis, dos vínculos amorosos aos familiares. Em livros como Amor Líquido (2004), Vidas Desperdiçadas (2005) e Medo Líquido (2008), Bauman mostra como o consumismo e as redes sociais têm contribuído para tornar os relacionamentos descartáveis e gerar níveis de insegurança que aumentam a cada dia.

Zygmunt Bauman
(1925 - 2017)
Para o sociólogo polonês, os seres humanos estão dando mais importância a relacionamentos em ‘rede’, que podem ser desmanchados a qualquer momento. E, desta forma, estabelecendo cada vez mais um contato apenas virtual, as pessoas desaprenderam a manter relacionamentos a longo prazo.



Liquidação humana
Para o psicoterapeuta, escritor e professor universitário Renato Dias Martino, a sociedade vive um ciclo vicioso tão severo que é difícil ter esperança em reverter essa situação no âmbito social. Os recursos disponíveis hoje podem, no máximo, estabelecer uma mudança no campo individual.

Segundo o psicoterapeuta, grande parte das crianças que nascem hoje não foram desejadas. Assim, nascem sem ter espaço na vida dos pais. “Nos primeiros anos de vida, a criança precisa viver junto da mãe. A falta dessa relação gera prejuízos severos. Sem uma mãe dedicada e um pai presente, qualquer relação dessa pessoa será prejudicada”, comenta.

Para Martino, as pessoas não nascem sabendo amar. “O amor é algo construído. Só se aprende a dar atenção ao outro quando se recebe atenção. E a maioria das pessoas só recebeu atenção quando havia uma recompensa. Um sociedade pautada pelo amor líquido é uma sociedade formada por pessoas em liquidação. Está todo mundo barato e exposto”, diz.



Por outro lado, ele ressalta que a internet não pode ser demonizada por conta dos problemas que pautam as relações humanas. “Há uma piada que diz que um sujeito que foi esfaqueado processou a Tramontina. Vivemos em um ciclo vicioso que é difícil ser identificado pelas pessoas”, comenta.


Psicoterapeuta e Escritor
Fone: 17-30113866
prof.renatodiasmartino@gmail.com