terça-feira, 9 de outubro de 2018

Renato Dias Martino lança livro sobre acolhida em psicoterapia

Psicoterapeuta Renato Dias Martino lança livro para especialistas e pessoas leigas; objetivo é incentivar que elas tenham experiências afetivas com acolhimento, numa configuração de afeto e sinceridade
Francine Moreno
Guilherme Baffi 20/9/2018
Após lançar, em 2017, o livro "Psicanálise do Acolhimento (Volume 1)" com 14 autores integrantes do Grupo de Estudo Psicanálise do Acolhimento (Gepa) e importantes temas da psicanálise, o psicoterapeuta, professor e escritor Renato Dias Martino vai fazer o lançamento da obra "Acolhida em Psicoterapia", editado pela Vitrine Literária. A tarde de autógrafos será realizada neste sábado, 22, a partir das 16h, no Day Off Café, em Rio Preto.


Autor também de "Para Além da Clínica" e "Primeiros Passos Rumo à Psicanálise", lançados respectivamente em 2011 e 2012, além de "O amor e a expansão do pensar: Das perspectivas dos vínculos no desenvolvimento da capacidade reflexiva", de 2013, e "O Livro do Desapego", publicado em 2015, Martino afirma que a nova obra traz contribuições à prática clínica da psicanálise, por meio da proposta de apoiar a aplicabilidade dos preceitos psicanalíticos com o pressuposto do acolhimento como elemento de efetivação da experiência psicoterapêutica.


Com 15 anos de carreira, dedicado à prática clínica da psicanálise, Martino, que tem 46 anos, decidiu escrever sua sexta obra por causa da sua experiência clínica e de pesquisa. "Depois de alguns anos dedicados ao atendimento clínico na psicanálise, senti que seria importante publicar um trabalho que pudesse trazer um pouco do aprendizado alcançado nas experiências vividas no processo psicoterapêutico".


Quando ele se propôs a escrever esse ensaio, Martino o fez tendo a consciência de que muitos outros pensadores, escritores, inclusive de maior experiência que ele, já publicaram trabalhos com o mesmo objetivo. Mesmo assim, ele entendeu que enquanto psicoterapeuta que se utiliza da psicanálise como base teórica, tem o compromisso de contribuir com a expansão dessa teoria. "Que ela possa realmente fornecer recursos para a ampliação das possibilidades na experiência da prática clínica".


Martino afirma que a obra reúne contribuições de alguns recursos no manejo da prática na psicoterapia da clínica psicanalítica. "Mas com um diferencial: a proposta de apoiar a aplicabilidade desses preceitos com o pressuposto do acolhimento como elemento fundamental".

O livro inicialmente foi escrito especificamente para psicoterapeutas. No entanto, o especialista afirma que cada conceito tratado na obra deve ser perfeitamente aplicável na vida cotidiana do público leigo, "já que tratamos de tentar conduzir as experiências afetivas com acolhimento, numa configuração de afeto e sinceridade. Esse exercício deve ser praticado por cada um de nós que busca a saúde dos vínculos".


O prefácio foi escrito pela psicoterapeuta rio-pretense Jessica Kemelly Marques. O livro é dividido em 11 capítulos. A lista é formada por: Quatro pilares teóricos práticos; E então o paciente procura psicoterapia; Dedicação: do psicoterapeuta e do paciente; Transferência e contra-transferência; Os modelos de vincos terapêuticos; Quanto aos casos mais graves; Da arrogância à concórdia; Contemplação na prática da psicanálise; Dedução e intuição, O movimento espiral no desenvolvimento mental; e Ambiente acolhedor.

A obra tem 200 páginas e a ilustração da capa é assinada por Martino. "Tentei ilustrar o movimento em espiral. Esse modelo está presente em inúmeras formações estruturais na dimensão material, sendo possível encontrá-lo desde a formação mais ampla que a apreensão humana possa chegar até a menor estrutura possível de ser percebida na natureza. Da mesma forma, essa configuração pode ser atribuída ao desenvolvimento mental, nas experiências da expansão psíquica, como um modelo que permite grandes possibilidades no alargamento reflexivo, revelando-se como um interessante instrumento na prática psicoterapêutica. Esse é também o tema de um dos capítulos do livro".

Além de escrever, Martino atende em clínica, dá supervisão a psicoterapeutas e coordena grupo de estudos sobre a prática da psicoterapia. Ele ainda comanda há cinco anos o Grupo de Estudo Psicanálise do Acolhimento (Gepa) e ministra cursos em Rio Preto. "Nenhum curso em específico no momento está agendado, mas mantenho o grupo de estudos que tem encontros em duas turmas, às terças e quartas-feiras, sempre às 19h; sendo que às terças o grupo é transmitido por Skype para participantes do Brasil todo e também do exterior, como Inglaterra e Espanha".



Prof. Renato Dias Martino
Psicoterapeuta e Escritor
Alameda Franca n° 80,
Jardim Rosena,
São José Do Rio Preto – SP
Fone: 17-30113866 ou 991910375
prof.renatodiasmartino@gmail.com  

http://pensar-seasi-mesmo.blogspot.com.br/


Nenhum comentário: