terça-feira, 5 de agosto de 2014

Ainda sobre a verdade

Não há dúvida quanto às consequências desastrosas em se levar uma vida a virar as costas para a verdade, ou sem dispensar uma boa cota de energia na sua busca. Assim como o corpo físico se alimenta de comida a alma é nutrida pela verdade. Entretanto, é gerado um turbilhão de emoções na tentativa de introdução de qualquer que seja a verdade (interna ou externa). Esses conflitos emocionais promovem desassossego no funcionamento mental. Portanto, defensivamente, no intuito de evitar ou mesmo adiar esse desequilíbrio, amiúde, a mente é tentada a se livrar da verdade. Desenvolvendo certa forma de hostilidade, tanto do eu para com o outro, quanto do eu para com o si mesmo.

Dessa maneira é fundamental que as tentativas de introdução da verdade, na tomada de consciência sobre esse fato, sejam feitas associadas à outros elementos, como os de tolerância, até por que todo aquele que não tolerou a dúvida ficou com meia verdade. Outro elemento fundamental para a tomada de consciência sobre a verdade é o amor. Qualquer que seja a forma de busca pela verdade que não seja com, e pelo amor, logo indica um modelo tóxico.
Immanuel Kant (1724 —1804)
Assim como sugere Immanuel Kant (1724 —1804) , filosofo prussiano: verdade sem amor é crueldade. O amor e a tolerância resultarão na fé, indispensável na busca pela verdade. Essa busca tem um caminho incerto e cheio de curvas. Aquele que busca compulsivamente pela certeza e não tolera o “erro”, não conhecerá a fé. Sem esperança o sujeito fica impedido de aprender sobre a verdade através das experiências.


Prof. Renato Dias Martino
Psicoterapeuta e Escritor
Fone: 17-30113866
prof.renatodiasmartino@gmail.com

 http://pensar-seasi-mesmo.blogspot.com.br

Nenhum comentário: