Pensando melhor o conceito de “verdade”
A psicanálise nos ensina a
compreender o ser humano, abarcando (além do corpo) um aparelho psíquico, a
mente ou, ainda, a alma. Da mesma forma que o corpo se alimenta de comida e
dela extrai seus nutrientes, a alma se alimenta da verdade da realidade,
e por ela, se mantém viva.
Aquilo que chamamos de ego (ou popularmente autoestima)
se desenvolve através do contato saudável com o real. De tal modo, um aspecto
que pode indicar a qualidade da saúde mental é a forma como se está relacionando
com a verdade. Longe da tentativa inútil de restringir o conceito,
inclui-se aqui desde as mínimas questões cotidianas, até situações mais importantes
da vida.
E, de fato, a verdade é sempre uma porta que se abre rumo
ao desconhecido. Antes de tudo e depois do mesmo, é o que nos conduz a
maturidade emocional. É o que gera o desenvolvimento e nos responsabiliza pela
vida.
É importante lembrar que não se trata de algo que se encontra na
ordem do sensorial, já que a verdade não se pode ter, mas deve
esforçar-se em ser. A proposta aqui é: “propor uma visão sobre o grau de evolução da
capacidade de perceber a verdade e relacioná-la com aspectos da própria vida.”
Mais do que definir uma ou outra verdade, a tentativa
é no sentido de desenvolvimento de um modelo de funcionamento mental guiado
pela verdade.
Devo lembrar que se compreendem aqui os conteúdos de verdades
internas, ou seja, aquilo que se tem pra si, diferente, em sua maior parte,
daquilo que compartilhamos com o outro, a verdade externa.
Até por que, um turbilhão de emoções pode ser gerado no conflito
entre verdade interna e externa, e esses conflitos promovem um desassossego,
no funcionamento da mente. Portanto, no intuito de evitar ou mesmo adiar esse
desequilíbrio, amiúde, a mente é tentada a se livrar da verdade.
Hora negamos a verdade interna, hora negamos a verdade externa. Na
maioria das vezes, cada novo movimento de reconhecimento de “verdade” vem
acompanhada por sensações que são agentes de sentimentos de tristeza, susto,
vergonha e inveja. Assim, essas sensações quase sempre geram alguma forma de hostilidade.
Hostilidade tanto do eu para com o outro quanto do eu
para com o si mesmo. Sendo assim, para nos defendermos desse grupo
de sentimentos, colocamos a verdade fora de nós, como se valesse só para o
outro.
De alguma forma, negamos a verdade. E, temos aqui um grande
problema na investigação da verdade. Isso por que uma verdade a mais é sempre
uma ilusão a menos.
Na pesquisa dos fatos com intuito de se conhecer a verdade, alguns
elementos são imprescindíveis, assim como outros dificultam, obscurecendo o caminho.
Tentaremos então cogitar sobre alguns deles.
a) Tolerância
Não seria exagero mencionar a tolerância como instrumento
fundamental na pesquisa da verdade. A tolerância vem do latim tolerantia,
do verbo tolerare, que significa suportar. É, a priori, uma
atitude de respeito aos pontos de vista dos outros e de compreensão para com
eventuais fraquezas. A capacidade de ser tolerante quanto às frustrações que se
encontram na busca pela verdade, me parece à única forma de manter-se em sua
direção ou conservar-se orientado por ela.
Penso que todo aquele que não tolerou a dúvida ficou com meia verdade.
Dessa mesma forma, a experiência mostra que aquele que pode
manter-se afastado da pressa, por maior parte do tempo, pode chegar a um melhor
resultado em qualquer que seja a tarefa. O que não é diferente na busca elo
fato, aqui alvo de estudo.
Esse é um fator que proporcionou à psicanálise status de
seriedade, viva, intensa e produtiva em nossos tempos. Mesmo com o
questionamento impiedoso da ciência que cobra resultados claros, a psicanálise
se mantém paciente em suas pesquisas e cuidadosa em seus diagnósticos.
Wilfred R. Bion (Índia, 1897- Inglaterra, 1979) |
“Assim, a capacidade para tolerar frustração capacita
a psique a desenvolver pensamentos como um meio de tornar a frustração tolerada
ainda mais tolerável.” Wilfred R. Bion (Índia, 1897- Inglaterra,
1979), 1961, pp.186/187
O desejo dissolve a tolerância. O desejo pretensioso de que a
verdade que se busca (portanto ainda não conhecida), coincida com aquilo que já
se conhece, pode conduzir tendenciosamente a pesquisa. A busca é de se
confirmar o que já se sabia, o que nada tem a ver com uma pesquisa real que
conduziria ao conhecimento.
Gaston Bachelard (França, 1884-1962) |
Gaston Bachelard (França, 1884-1962), filósofo e poeta francês que estudou as ciências e as filosofias,
nos aponta essa direção de pensamento quando propõe que: “A verdade é filha
da discussão e não da simpatia” (La Filosofia de In, 1973, p.111)
Bachelard nos mostra que é só no confronto daquilo que já se
conhece com o desconhecido, que podemos extrair
a realidade.
Deparamo-nos com a ameaça do uso do conteúdo da memória como
referência. Isso impede a chegada desse desconhecido: “o novo”. De tal modo, o
ponto de vista limita-se. É como se o sujeito dissesse: “não tenho em minha
memória, não existe (não é verdade)”. O contexto da memória é de tal
importância (juntamente com o desejo e a compreensão) que dedico um grande tópico
do meu trabalho, para tratar sobre o uso dos conteúdos da memória. Uma
orientação deixada por Freud e aprimorada por Wilfred R. Bion.
b) Afeto
O afeto é condição imprescindível. Qualquer que seja a forma de
buscar a verdade que não seja com, e pelo amor, logo indica um
modelo tóxico. O amor e a verdade são duas formulações inseparáveis
na plenitude: o amor pela verdade e a verdade pelo amor.
Aquele que ama e não se preocupa com a verdade, está apaixonado.
Isso se admitirmos um modelo onde o verdadeiro amor sugere muito mais durabilidade
do que intensidade. De tal modo, o que será deste amor / paixão quando
vier a verdade?
Na relação verdade e amor, vejamos o inverso. Aquele
que busca a verdade, por qualquer motivo que não seja por amor,
pratica a arrogância.
Este é um fator deturpador que, na pesquisa da verdade a
transforma em instrumento de tortura, uma espécie de arma ou aparelho de
ataque. Serve para ferir e matar. É, antes de tudo, uma ação de crueldade.
O que será que queremos, quando dizemos frases do tipo: vou te
dizer umas verdades! Comunicar realmente o que se descobriu, ou ferir aquele
que ouve?
A proposta aqui é uma ligação de amor com aquilo que se
deseja conhecer, o que é diferente de estar ligado a certa “verdade”,
tão profundamente e de mais próximo que limite o ponto de vista.
Na prática percebemos como é difícil conhecer alguma coisa da qual
“amamos” muito, ou odiamos demais. O conhecimento real depende da suspensão
tanto do “amor cego” quanto da “crítica arrogante”.
c) Fé
Mas, e se levarmos em conta o fato de que o que é verdade pra
um, pode não ser para o outro?
Estamos aqui refletindo sobre a verdade que não se encontra
saturada ou completa. A verdade aqui proposta compreende sempre a fé, pois é
desconhecida a priori, como em Imanuel Kant (Prússia, 1724-1804),
sem que deixemos de lado a conjectura de que sem a esperança, a tolerância altera-se
em comodismo.
Imanuel Kant (Prússia, 1724-1804) |
A esperança, que é um desejo do possível fora do real se
distingue completamente da certeza. Isso acontece, já que, quem tem fé não está
certo daquilo que, ainda assim, o mantém orientado. Logo, quem busca
insaciavelmente a certeza não conhece a fé. Contudo, a fé é um caminho que deve
contar com a recusa quanto ao conteúdo da memória e ser desvinculado do desejo
de perfeição.
d) Distanciamento
Quando podemos entender o fato de que, nunca se conhece a verdade
por completo, o distanciamento se apresenta com a característica marcante da
falta. Deste modo, percebemos como é importante o distanciamento,
principalmente daquilo que pretendemos conhecer. Cogito sobre a verdade que só
se percebe na falta, na ausência onde podemos perceber fatores que na presença
não é possível. Lembro-me de alguém me dizendo:
“eu só percebi o valor dele em minha vida quando
o perdi”.
Prof. Renato Dias Martino
Psicoterapeuta e Escritor
São José Do Rio Preto - SP
Fone: 17-30113866
renatodmartino@ig.com.br
http://pensar-seasi-mesmo.blogspot.com
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