TEMPO E ESPAÇO
Angústia quer dizer aperto. Aperto remete a espaço. Espaço apertado. Um aperto no peito é chamado de angústia. Quando a gente fala de ansiedade, nós estamos falando de um conceito que leva a uma experiência relacionada a tempo. Espaço e tempo. Angústia leva a noção de tempo, de um tempo curto, ou de um tempo que não vai ser suficiente para se fazer aquilo que precisa ser feito. Então, o sujeito ansioso é aquele sujeito que tem a impressão de que não dará tempo de fazer qualquer coisa. A ansiedade leva o sujeito para fora, a angústia leva o sujeito para dentro.
DOIS LADOS
Não existe um sujeito que sofre somente de angústia. E não existe um sujeito que sofre somente de ansiedade. O sujeito que tem as ditas crises de ansiedade é o momento onde ele está mais ansioso, mas esta ansiedade logo dará lugar para um sentimento de angústia. Então, o sujeito quando ele deseja alguma coisa ele se sente ansioso. O sujeito quando ele se frustra porque não conseguiu esta coisa ele se sente angustiado. Então, o desejo gera ansiedade e a frustração gera angústia.
DESEJO E FRUSTRAÇÃO
Quando eu não consigo as coisas, eu fico angustiado. Quando eu desejo alguma coisa, quando eu tenho vontade de alguma coisa, eu fico ansioso. Eu me frustrei, sinto um aperto. Eu desejei, tive vontade, eu tenho ansiedade, porque parece que não vai dar tempo, eu quero logo aquilo.
O QUE O OUTRO ESTÁ SENTINDO
A função do psicanalista não é dizer o que o outro está sentindo, mas é propiciar um ambiente seguro saudável o suficiente para que o outro possa se sentir à vontade, seguro o suficiente para trazer aquilo que ele esteja sentindo. Eu não posso dizer o que que o outro está sentindo. Eu não tenho meios para avaliar o que o outro está sentindo. O que eu posso fazer é propiciar um ambiente para que ele se sinta confiante o suficiente para trazer aquilo que ele está sentindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário