quinta-feira, 21 de julho de 2011

Martino lança livro e defende reconstrução da capacidade de imaginação

Martino lança livro e defende reconstrução da capacidade de imaginação
Valeria Goraieb

O psicoterapeuta e professor Renato Dias Martino lançou ontem, dia 20, na Biblioteca Municipal de São José do Rio Preto, o livro “Para Além da Clínica”. Martino, em entrevista ao blog João Paulo Rillo, adiantou alguns temas tratados no livro e destacou necessidade de reflexão. Para ele, é preciso “reconstruir essa capacidade de pensamento e imaginação”.


Quais os temas abordados em seu livro “Para Além da Clínica”?
Prof. Renato Dias Martino: No livro são abordados temas de grande relevância dentro da experiência clínica. Conceitos fundamentais como os de amo e ódio, inveja, a importância da memória e sua diferenciação da recordação, a importância do sonhar dentro dos processos psíquicos e muitos outros assuntos tratados dentro da psicoterapia numa proposta de levá-los para além desse ambiente. O livro é um encontro entre a teoria e a prática das experiências emocionais nas paginas deste livro que transcende a aplicação clínica dos conceitos psíquicos.


Quais os recursos que utiliza para tornar acessíveis questões relativas à psicoterapia?
Prof. Renato Dias Martino: Tento tratar os temas com uma linguagem agradável, relativamente simples por vezes poética. Essa forma de abordagem se faz interessante em se tratando de assuntos que envolvem sempre uma cota de desconforto emocional. É esse, o exercício do pensar nossas verdades, e essa tarefa é sempre mais exitosa, quando feita com cautela e uma boa dose de afeto.


A partir de sua experiência, é possível apontar as que principais questões que afligem as pessoas atualmente?
Prof. Renato Dias Martino: Não só atualmente, mas as questões que afligem nossas almas e sempre afligirão. Questões inerentes a desejos, medos, amores e ódios estão implicadas na própria existência humana. Nessa perspectiva, experiência clínica da psicoterapia pode se tornar um ambiente extremamente seguro e saudável para repensarmos essas questões.


Como as pessoas têm lidado psicologicamente com aspectos contemporâneos, como stress, competitividade, isolamento, exigências da sociedade de consumo, entre outros?
Prof. Renato Dias Martino: Os avanços tecnológicos dentro do âmbito da ciência têm proporcionado grandes oportunidades de deixar os problemas de ordem psíquica em segundo plano ou mesmo mantê-los impensados. Na realidade a humanidade parece enfrentar um período da historia onde a infertilidade (para não dizer esterilidade) na produção do pensamento é algo preocupante. Contudo, a psicanálise assim como as psicoterapias busca, sobretudo, reconstruir essa capacidade de pensamento e imaginação, propõe a produção de pensamento pelo pensamento, esse que constrói o amanhã. (e o lançamento desse livro é um sinal claro disso).


E os relacionamentos? Como têm evoluído para acompanhar as exigências de uma sociedade vivendo com os recursos, positivos e negativos, oferecidos pela tecnologia, principalmente a da informação?
Prof. Renato Dias Martino: Esse é o grande desafio de nossa era. Os convites para se passar pela vida sem se construir muita coisa junto do “outro” são inúmeros. Isso que chamamos em psicanálise de narcisismo vem sendo a regra geral na busca pela tal “felicidade”. O prejuízo, na realidade está naquele que não pode se defender dessa avalanche de “pensamentos impensados”.
Quero propor que o sujeito contemporâneo reivindicou e conquistou sua independência para busca sua felicidade individual, mas isso abre uma questão mais seria: quem cuidará dos bebês que necessitam se sentirem dependentes?


Gostaria de lembra uma frase do nosso saudoso Raul Seixas em sua bela canção “S.O.S”: “As mensagens que nos chegam sem parar, ninguém pode notar, estão muito ocupados para pensar…”.

http://www.joaopaulorillo.com.br/site/?blog=martino-lanca-livro-e-defende-reconstrucao-da-capacidade-de-imaginacao 

3 comentários:

luciano disse...

Parabéns pelo lançamento do livro meu amigo Renato. Que o "Além..." tenha uma carreira de sucesso. Abraço Fraterno.

Carla disse...

Estive no lançamento, adquiri um exemplar, ganhei autógrafo, abraço e foto! oba!!!
Parabéns meu querido amigo... Sucesso é redundância já :-) Desejo Paz e Amor sempre.

Carla disse...

Só mais uma coisa : Quero parabenizar o autor desse "click" genial. Show de fotógrafo(a).