terça-feira, 19 de julho de 2011

Psicoterapeuta Renato Dias Martino lança livro ‘Além da Clínica’, no qual explora seus quase 10 anos na área

Sidnei Costa/Agência BOM DIA
 Psicoterapeuta Renato Dias Martino lança livro ‘Para Além da Clínica’, no qual explora seus quase 10 anos na área
Agência BOM DIA


Nos seus quase 10 anos de profissão, o professor e psicoterapeuta Renato Dias Martino, 39, não só se focou em atender cada um de seus pacientes, mas também a lecionar o que se passa atrás de cada olhar na área. Agora, ele pretende passar seus conhecimentos para mais pessoas, com o lançamento de “Para Além da Clínica”, seu primeiro livro.



Este, segundo ele, é um registro literal de tudo que produziu ao longo do tempo. “Reuni a prática clínica, o conteúdo das aulas e também os leitores do blog que mantenho”, afirma.

A forma que resolveu passar este conhecimento também é um diferencial. Ele tenta transpor métodos de terapia entre analista-paciente para a vida cotidiana. “Abordo como funciona a memória e o desejo e a necessidade de todos em compreender o mundo”, diz. Também afirmando que o livro traz uma linguagem acessível, para que todos possam entendê-lo. “Não precisa ser um profissional da área para ler.”

Porém, ele ressalta não ser um livro de autoajuda e nem o usa para transcrever as sessões relatadas. A intenção é, na verdade, provocar momentos de reflexão. “Não é o meu intuito fazer a materialização da clínica. Mas sim, mostrar a capacidade de aceitar a si próprio e buscar o autorreconhecimento.”

Escrever esse primeiro livro também foi benéfico ao autor. “Para mim foi um prazer e tanto escrevê-lo”, afirma. Mas não foi fácil, já que não contou com patrocínios e teve de bancá-lo com recursos próprios. Ele fala que, nesses anos, se tornou um amante da psicanálise. “Cuido com muito carinho de tudo, tenho histórias bonitas que soube. Para a psicanálise, a maior forma de passar os problemas é esquecê-los”, conta.


O lançamento oficial do livro será quarta-feira (20), às 19h, na Biblioteca Municipal de Rio Preto. Como ele mesmo gosta de dizer, é um convite ao pensar.

Convite ao pensar
“Não é o meu intuito fazer a materialização da clínica. Ma sim, mostrar a capacidade de aceitar a si próprio e buscar o autorreconhecimento”, diz Renato Dias Martino, psicoterapeuta.

2 comentários:

Camila Monteiro disse...

Eu tenho certeza que este será o primeiro de vários outros que virão! Desejo todo sucesso para você!
Beijos

www.vidacomplicada.com

Carlos Souza - Editor \ Cinegrafista disse...

Será um grande passo na sua vida, e sera o primeiro de muitos que você irá dar, alias muito frutos bons estão por vim....
Abraço Renato

Carlo Souza