terça-feira, 5 de julho de 2011

"Que tal, tentarmos valorizar o que já temos?"

"Que tal, tentarmos valorizar o que já temos?"

Ao ler a frase do Psicanalista e Profº Renato Dias Martino, fiquei pensando sobre a ambiguidade que por vezes invade a alma do ser humano. Por vezes a acomodação e a "zona de conforto" faz com que a pessoa mantenha-se numa posição de espera e assim mantêm-se até que a vida se encarregue de trazer suas dádivas. Outros por sua vez saem numa busca frenética atrás daquilo que os outros têm e isto se torna o objetivo de sua  vida. 


Mas a frase remete-nos à insatisfação interna consigo mesmo e com o mundo. Esquecemo-nos que tudo o que possuímos tanto interna quanto externamente, é fruto de conquistas e estas muitas vezes duras e suadas. Mas quando conseguimos o objeto do desejo, este acaba encontrando-se com o fim das expectativas e da empolgação que movia-nos em direção do tão sonhado e desejado objeto, e o valor que este tinha na fantasia acaba perdendo-se junto com o entusiasmo da conquista.


Qual afinal será o segredo para valorizarmos o que já temos, sem acomodarmo-nos diante de novas conquistas?


Penso que devemos olhar para trás, analisar o que tínhamos ou  o que éramos antes de passar pelas últimas vivências, contabilizar erros e acertos, perdas e ganhos e ter a certeza de que hoje somos muito mais experientes e temos muito mais conhecimento do que ontem e dias atrás, e isso ninguém pode tirar de nós. 


Valorizar-nos enquanto seres humanos, talvez possa ser o melhor caminho para valorizar o que temos e somos!
Marcia Frati
Local: Sorocaba -São Paulo
Psicanalista, mãe,esposa e mulher.

Um comentário:

Desirèe disse...

Meu amor, estou muito feliz e orgulhosa de ver que suas frases, podem se transformar em inspiração para tanta gente, adorei. É muito bom saber que justos estamos conquistando tantas coisas, te amo muito. E seu blog está cada vez mais interessante. Parabéns.