quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Para terapeuta, repreender aluno por gostar de rock é "absurdo"

Para terapeuta, repreender aluno por gostar de rock é "absurdo"
; pastor concorda parcialmente com diretora


Ellen de Lima - Especial para o UOL Educação - Em São José do Rio Preto (SP)
 
A situação do garoto Marcelo Corrêa Carvalho, 8, que foi repreendido pela diretora por gostar de rock pesado e acabou abandonando a escola, virou assunto e ganhou as ruas de São José do Rio Preto (438 km de São Paulo). O caso está em programas de TV e rádio, e profissionais de várias áreas debatem se a diretora agiu certo ou errado.
 
O menino estava em seu primeiro dia de aula na escola no colégio Ponto Alfa quando foi repreendido pela diretora, Ana Maria Fernandes, por gostar de rock pesado. Ele é fã da música de Iron Maiden e Ozzy Osbourne. Depois da bronca da diretora, Marcelo não voltou mais à escola e deixou de tocar guitarra e violão, instrumentos de que mais gosta e toca desde pequeno.

 
Para o psicoterapeuta Renato Dias Martino, que também é professor universitário e já teve uma banda de rock, a diretora errou. “O que ela fez foi absurdo”, disse ele ao UOL Notícias. Martino considera que, como educadora, ela precisaria ter cautela, principalmente por ser administradora de um colégio que prega a inclusão.



O terapeuta considera que o rock pesado é uma forma de extravasar temas que são tabu. “O rock é uma forma lúdica de lidar com o perverso. Ela foi incapaz de entender isso”, disse Martino. Para ele, a diretora não tem preparo para a função que ocupa.

“Criança é rebelde mesmo. O fato de a criança ser agressiva não significa que ela não pode mudar. Acontece que professor não gosta de criança assim porque dá trabalho. Tudo aquilo com o qual a gente brinca quando é criança não significa que vai praticar quando adulto.”

Matéria na integra: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/04/caso-do-menino-roqueiro-causa-polemica-e-divide-opinioes-no-interior-de-sp.jhtm

Prof. Renato Dias Martino
Psicoterapeuta e Escritor
Fone: 17-30113866
renatodiasmartino@hotmail.com
http://pensar-seasi-mesmo.blogspot.com

2 comentários:

Camila Monteiro disse...

Eu fiquei realmente transtornada com essa notícia. Uma mulher que supostamente deveria incentivar a cultura toma uma atitude dessa? É triste como a falta de preparo nesses profissionais está presente cada dia mais!

Dynamo disse...

Eu realmente fiquei assustado com essa notícia, o garotinho tem 8 anos e um gosto por instrumentos que faz um bem danado a qualquer um... a diretora se deixou levar pela opinião extremista religiosa e acabou prejudicando uma criança criativa... um absurdo