domingo, 26 de abril de 2015

Fascínio por histórias macabras vem do inconsciente

Rio-pretenses fazem sucesso com vídeos de histórias de terror na internet



O psicoterapeuta Renato Dias Martino acredita que o fascínio das pessoas por histórias de   terror vem do próprio inconsciente e seria uma forma de lidar com mais leveza com situações aterrorizantes: "Essa construção que surge, normalmente manifestada pela arte, num filme ou num livro do folclore, expressa algo que se encontra em cada um de nós enquanto experiência íntima". Renato explica que os seres humanos têm o hábito de usar a cultura para expressar suas próprias experiências. "Experiências íntimas procuram se manifestar no âmbito da cultura como algo que seja comum em todos humanos. É antes de tudo uma chance de lidar ludicamente, ou seja, brincando com algo extremamente assustador e que causa pânico". 
Porém, para o especialista, quando essas histórias saem do campo da imaginação e passam a ser uma realidade na vida das pessoas, é preciso ficar atento. "Acreditar nesse tipo de representação como se fosse parte da realidade dos fatos é sinal de imaturidade ou mesmo de uma patologia mental. Assim como uma criança faz", diz o psicoterapeuta e escritor Prof. Renato Dias Martino​.

Veja a materia na integra em: http://www.diariodaregiao.com.br/cidades/rio-pretenses-fazem-sucesso-com-v%C3%ADdeos-de-hist%C3%B3rias-de-terror-na-internet-1.211956

Nenhum comentário: