sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Influência na psicoterapia

Matéria de Igor Galante.
Jornal Diário da Região, São José do Rio Preto, 21 de agosto de 2009

As músicas e ideias de Raul Seixas exercem uma influência sobre as duas atividades do músico e psicoterapeuta rio-pretense Prof. Renato Dias Martino. É uma condição que hoje transcende a do fã - já que surge tanto na sua criação como artista quanto na prática clínica. A identificação do rio-pretense com as raízes calcadas na tríade blues-rock-country de Raul, assim como a influência sobre timbre de voz, fazem com que o roqueiro-terapeuta sempre inclua faixas do “Maluco Beleza” no repertório dos seus shows.


Sob o ponto de vista da psicoterapia, Martino chama atenção para a capacidade de Raul explorar através de suas letras campos da subjetividade que em geral as pessoas não querem explorar - e é algo que o psicoterapeuta deixa transpassar em seu trabalho com os pacientes. “Raul trouxe ao público a difícil tarefa da reflexão sobre a realidade. Ele nos tira do narcisismo e nos coloca para enxergar uma realidade que possa ser compartilhada”, explica Martino, que compôs um Tributo a Raul em parceria com o psiquiatra Altino Bessa Marques, outro entusiasta do legado de Raulzito.


Prof. Renato Dias Martino
Psicoterapeuta e Escritor
Fone: 17-30113866
renatodiasmartino@hotmail.com
http://pensar-seasi-mesmo.blogspot.com

Um comentário:

Leila Viana disse...

Renato que queria a sua autorização para transcrever algo que vc colocou no orkut, sobre o mito do PÃE, no meu blog...claro que com sua devida referência. Vou escrever um texto sobre o assunto e gostei do que postou na comunidade de psicanálise cliníca. Meu nome é Leila Viana, sou psicanálista e moro em Brasília. Divulgarei também o seu blog. Obrigada.
Meu e-mail: leilavq@gmail.com
pordentrodoser.blogspot.com se possível dê uma visitada. Aguardo o seu aval para colocar no meu texto a sua colocação.