segunda-feira, 18 de julho de 2011

O Segredo

O Segredo
por Natália Campanholo

Observo as pessoas mais velhas, que estão a minha volta, e fico imaginando o que levou cada uma delas a escolher sua profissão. Para muitos, definir a carreira a ser seguida não é tarefa fácil. Questiono o motivo e se esse indivíduo é feliz.



Dia desses, ouvi de um senhor muito simpático, extremamente inteligente e amável, o advogado, professor universitário e assessor, Dr. Elyseu Mardegan, a seguinte frase relacionada ao assunto: “No início, você trabalha para a profissão. Depois, você faz parte da profissão”. Frase muito curiosa e que abre um leque de opções a serem discutidas. A diferença está em como levamos na vida nossas escolhas.


Há 39 anos na profissão, o carismático Dr. Elyseu se lembra da primeira conquista, dos casos mais complexos aos mais simples. Quem o conhece pode perceber a alegria e prazer em contar casos curiosos pelos quais passou e situações engraçadas e constrangedoras que vivenciou em seu escritório. Característica muito importante dele, ética, ele nunca revela nomes de clientes. Ótimo contador de causos e piadas, característica muito divertida.


Esse foi um exemplo de escolha bem sucedida.


Minha escolha aconteceu já no ensino médio, na verdade, me considero escolhida pelo jornalismo.


Outro escolhido pela profissão, que conheci esse ano, e passei a admirar e, além disso, me despertou enorme interesse pela mente humana, é o psicólogo e psicanalista, Renato Dias Martino, com quem aprendo mais a cada quarta-feira e em cada conversa acrescenta esclarecimentos e mais questionamentos que me fazem pensar.


Renato, além de psicoterapeuta, é músico há mais de vinte anos, e contou-me que foi através da música que se interessou pelo que hoje é sua carreira. Uma de suas referências foi, e é, a banda britânica Pink Floyd, que com suas letras intrigantes despertou o interesse do jovem músico.


Concluo que temos uma enorme capacidade de adaptação às nossas escolhas. Impressionante o amor que podemos adquirir com o tempo. Extremos os resultados que obtemos em realizar as coisas por prazer ou obrigação. Esse é o segredo do sucesso.
 
Natália Campanholo
Estudante de jornalismo
http://tensaodosopostos.blogspot.com/

Um comentário:

Natália Campanholo disse...

Puxa, obrigada por isso. Você é muito importante para mim. E como eu já te disse, inúmeras vezes, me tornou diferente. Despertou em mim muitas coisas boas, só tenho a lhe agradecer, por tudo!