terça-feira, 23 de julho de 2024

DESILUDIR - Prof. Renato Dias Martino


Não é papel do psicanalista, destruir ilusões. Não é papel do psicanalista desiludir o paciente, mas é papel do psicanalista o de acolher o paciente quando o paciente começa a perceber que as suas ilusões estão ruindo, estão se desfazendo. E aí, a partir da insegurança que isso gera, o analista vai estar lá, para estar junto com ele, quando as ilusões já não estiverem sendo garantidoras, por assim dizer, para que ele possa se sustentar caminhando.

SAÚDE E ILUSÃO

Uma pessoa saudável emocionalmente não é aquela que não está iludida, mas é aquela que é capaz de estar consciente e reconhecer que aquilo é ilusão e se responsabilizar por essa sua ilusão. Uma mente saudável não é aquela que não está iludida, mas é aquela que é capaz de reconhecer as suas próprias ilusões. Não só reconhecer, mas aprender a respeitar estas tuas ilusões e se responsabilizar por elas.

ANALISTA DESILUDIDO

Muitas vezes, a gente tem essa idealização de que o analista bem-sucedido é aquele que está completamente de acordo com a realidade e não tem mais ilusão, ele se desiludiu completamente. Isso não existe! Na realidade, o sujeito saudável emocionalmente, o analista bem-sucedido é aquele que é capaz de reconhecer as suas ilusões, aprender a respeitar-se em relação a essas ilusões e se responsabilizar por elas.

LÚDICO 

Na verdade, a ilusão ela é saudável. O sujeito precisa da ilusão, ele precisa da ilusão para que ele possa se preparar para entrar num acordo com a realidade. Qual foi um dos grandes avanços dentro da psicanálise que a Melanie Klein trouxe? A ludoterapia! E “ludo” vem de ilusão. Ou seja, a Melanie Klein propunha um ambiente que a criança pudesse aprender a brincar aprender, a se iludir, porque, muitas vezes, ela foi arremessada em direção à realidade de uma forma tão bruta que ela desaprendeu, ou nunca havia aprendido brincar. Então, a Melanie Klein abriu um espaço lúdico, onde ela brincava com as crianças ali, com inúmeros brinquedinhos, para que ela pudesse aprender o mundo da imaginação. Se envolver com o mundo da imaginação, sem medo de se perder ali. Porque, estava junto com a Melanie Klein de mão dada. É necessário que a gente possa aprender a se iludir, para que a gente possa aprender a sair da ilusão.




Nenhum comentário: