quinta-feira, 23 de maio de 2024

AJUDAR - Prof. Renato Dias Martino


Você só vai conseguir ajudar uma pessoa que solicitou ajuda. Se a pessoa não solicitou ajuda, não é função sua ajudar esta pessoa. Aquele que tenta ajudar quem não solicitou ajuda, está sendo intromissivo.  Uma coisa é você estar disponível a ajudar, outra coisa é você se intrometer na vida do outro, acreditando numa suposta ajuda. Até porque, muitas vezes, o sujeito está manifestando ali, um suposto sofrimento porque ele pode está tendo um benefício com aquele sofrimento. Ele pode carregar um sentimento de culpa muito grande e está querendo mostrar para todo mundo o quanto ele sofre, para apaziguar esse sentimento de culpa. E aí, se você for lá ajudá-lo, você está fazendo desserviço ao sintoma de autopunição dele e ele vai ficar bravo com você. “Eu não pedi ajuda!” “Puxa, deixa eu me autopunir em paz!” “Estou comendo gordura, estou fumando cigarro, estou me intoxicando, estou me autodestruindo, porque acredito merecer, porque carrega um sentimento de culpa, sabe lá porquê e você vem aqui dizer para mim, que eu tenho que parar de fazer isso?” O sujeito tem todo direito de fazer isso. Agora, quando ele solicita ajuda, quando ele chega até você e diz assim: “Por favor, me ajude?” Aí, mudou tudo. Aí, virou a chave. E ainda assim, vai ser difícil. Junto com o pedido de ajuda, irá uma série de resistências a ser ajudado.



Nenhum comentário: