quarta-feira, 21 de agosto de 2024

O PRESENTE E A BUSCA - Prof. Renato Dias Martino



PRESENTE PELO PRESENTE

Quando eu sou capaz de realizar, o futuro será nutrido organicamente. Quando eu fico pensando no futuro, eu começo a estabelecer um “deveria ser” um “deveria fazer” e isso pode obstruir a realização. Quando eu faço no hoje, pelo hoje e para o hoje, eu consigo ter um fluxo mais saudável da minha vida. Vou te dar um exemplo muito claro disso. Esta aula que está acontecendo agora. Eu não estou pensando em nada sobre o futuro. Eu não tenho qualquer pretensão do que vai acontecer a partir dessa aula, amanhã ou daqui a pouco. Eu estou vivendo esse momento agora, tentando passar este conteúdo, tentando passar essa reflexão para vocês por conta da experiência do “aqui e agora”. Nada para o futuro. Não almejo qualquer resultado disso. Não almejo qualquer recompensa disso, mas estou fazendo porque isto compensa fazer. Quando eu cuido desta forma, a vida segue seu fluxo e eu prospero. Quando eu começo a pensar: “vou dar essa aula porque eu estou esperando que isso traga algum resultado”, eu começo a ficar nervoso, eu começo a criar um ideal, eu começo a criar um “deveria” e isso vai obstruir a experiência que está acontecendo aqui e agora, no seu fluxo natural. Quando, por exemplo, eu penso em fazer uma formação, uma faculdade, um curso, ou alguma coisa para obter um resultado disso, isso vai ser extremamente penoso. Quando eu inicio alguma experiência de conhecimento, ou de estudo porque aquilo me chama atenção e só aquilo, eu tenho um desempenho muito melhor. Eu não estou esperando no que vai dar aquilo, mas eu estou vivendo o que está sendo aquilo.

BUSCA

Eu tenho me utilizado cada vez menos da palavra busca, da palavra procura. Eu tenho acreditado a cada dia que aquilo que é saudável, aquilo que é real, que a própria verdade, se revelará, virá sem eu precisar buscar, se eu propiciar um ambiente saudável para isso. Cada vez mais fica claro que a verdade a gente não busca, a verdade vai se desvelar, vai vir até nós, na medida em que nos preparemos para isso. Ela virá no seu tempo. Ela virá naquele momento adequado que ela venha. Eu não tenho procurado mais nada. Eu não tenho buscado mais nada. Eu tenho me preparado. E aí, fica uma metáfora, do sujeito que fica caçando borboletas e o outro sujeito que faz um jardim belo e as borboletas vem até o seu jardim.



Nenhum comentário: